Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)
Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: menu principal (tecla de atalho 1); menu de acções RCAAP (tecla de atalho 2) e conteúdo principal (tecla de atalho 3).
A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, tem a missão de coordenar as políticas para a sociedade da informação e mobilizar a sociedade da informação através da promoção de atividades de divulgação, qualificação e investigação.
A UMIC é responsável pela coordenação política e pelo financiamento do RCAAP.
A FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional é uma fundação privada declarada de utilidade pública, cujos associados são entidades públicas. Iniciou a sua atividade em janeiro de 1987 e tem como missões principais gerir e operar a rede de investigação e ensino nacional, Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS) e o serviço de registo de domínios .PT (DNS.PT). É ainda, designadamente, responsável pela operação do ponto de troca de tráfego Internet em Portugal (GigaPIX) e da Biblioteca do Conhecimento Online (b-on). Desde que foi criada, a FCCN tem contribuído para a expansão da Internet em Portugal com o apoio do Estado, das universidades e de diversas instituições de I&D nacionais.
A FCCN é a entidade responsável pela coordenação geral e pelas infraestruturas do RCAAP.
A Universidade do Minho é uma universidade pública com uma sólida reputação pelo ensino que ministra e pela investigação que desenvolve, sendo também reconhecida pela sua atividade pioneira no domínio dos repositórios e do acesso aberto.
A Universidade do Minho é responsável pelas componentes científicas e técnicas do projeto RCAAP.