Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)
Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: menu principal (tecla de atalho 1); menu de acções RCAAP (tecla de atalho 2) e conteúdo principal (tecla de atalho 3).
Existem diversas diretrizes e orientações que são consideradas no contexto dos serviços do RCAAP e que são aconselhadas a quem desenvolve ou pretende vir a criar o seu próprio repositório.
A utilização destas diretrizes garante, à partida, a interoperabilidade entre sistemas e serviços.
Diretrizes:
Enquanto as diretrizes DRIVER permitem a interoperabilidade entre os repositórios, as diretrizes OpenAIRE pretendem apenas que as publicações do FP7/ERC estejam visíveis em repositórios institucionais ou no repositório central. Contudo, é necessário implementar os requisitos para que se possa agregar centralmente todas publicações.
Guidelines OpenAIRE: https://guidelines.openaire.eu/en/latest/index.html
A criação de um portal (meta-repositório) reunindo metadados dos diversos repositórios portugueses de literatura científica e constituindo-se como ponto único de pesquisa e acesso aos conteúdos desses repositórios, exige a existência e aplicação de padrões mínimos e comuns entre todos os participantes.
Esses padrões comuns são indispensáveis para desenvolver serviços de qualidade e garantir a interoperabilidade. Referem-se, particularmente, a três aspetos:
-O tipo de conteúdos que se encontram nos repositórios disponíveis para serem agregados;
-Os metadados que descrevem esses conteúdos;
-A implementação do protocolo OAI-PMH para disponibilizar os metadados.
Em 2007 o projeto Digital Repository Infrastructure Vision for European Research (DRIVER) publicou as Guidelines for content providers: Exposing textual resources with OAI-PMH, que contêm recomendações quanto a esses três aspetos. Essas Guidelines foram sendo adotadas e despertando crescente interesse, não apenas entre os membros do consórcio do projeto DRIVER, mas também junto de muitas outras organizações europeias e extra-europeias.
No quadro do projeto RCAAP foi decidido usar as Guidelines DRIVER como o padrão de interoperabilidade dos repositórios portugueses. A utilização das Guidelines DRIVER neste contexto, para além de garantir a necessária harmonização entre os repositórios participantes no projeto RCAAP, facilita ainda a integração, interoperabilidade e compatibilidade dos repositórios portugueses e do portal RCAAP, com a infraestrutura europeia de repositórios.
Para facilitar a sua utilização e implementação as Guidelines foram traduzidas para português.