Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: menu principal (tecla de atalho 1); menu de acções RCAAP (tecla de atalho 2) e conteúdo principal (tecla de atalho 3).

News | RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal

22 a 28 de outubro: Open Access Week 2018

Tuesday, 18 September 2018 14:01
Em 2018 a Semana Internacional de Acesso Aberto, evento global com atividades à escala local, que tem como objetivo disseminar o Acesso Livre ao Conhecimento, irá decorrer de 22 a 28 de outubro.

 

Esta iniciativa teve início em 2007 com um “dia do acesso livre” e desde 2009 que tem vindo a crescer tendo sido prolongada e transformada em “Semana do Acesso Aberto”.

 

Como tem sido habitual, trata-se de um evento promovido pelo SPARC (Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition). Toda a informação relacionada com a atividade internacional está disponível em www.openaccessweek.org.

 

A adesão do Projeto RCAAP a esta iniciativa ocorre no âmbito das suas atividades de comunicação. Tem como propósito reunir sinergias para fazer desta semana, um evento significativo a nível nacional, com impacto no meio científico e académico e, deste modo, reforçar a importância dos repositórios institucionais e, em consequência, promover o Acesso Aberto em Portugal.

 

Recomendamos que todas as Instituições / Revistas nos façam chegar, em diferentes formatos, todas as atividades que pretendem realizar neste âmbito.

 

Convidamos cada um de vós a consultar o website e a reutilizar os materiais promocionais produzidos no âmbito do grupo de trabalho de divulgação do projeto RCAAP.

 

As iniciativas individuais ou coletivas são importantes! Contamos com todas!!!

 

Saibam +  em:

 

http://www.acessolivre.pt/semana/

https://www.facebook.com/rcaap

CALL no âmbito do 10ª Aniversário do RCAAP: recolha de testemunhos

Monday, 10 September 2018 11:09

Este ano de 2018 o RCAAP comemora o seu décimo aniversário.

 

Das múltiplas atividades destinadas a comemorar esta data, destaca-se o “Dia RCAAP”, evento que decorrerá no dia 17 de dezembro de 2018 no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, com o objetivo de reunir a comunidade para partilhar e refletir sobre o passado, presente e futuro do projeto RCAAP.

 

Uma das sessões previstas para o evento, com o título “Confessionário RCAAP”, irá divulgar pequenos vídeos de membros da comunidade, sobre a temática “Eu e o RCAAP”. Pretende-se recolher um conjunto de testemunhos, estórias e episódios que ilustrem a relevância e o impacto do RCAAP na atividade das pessoas e instituições que nele vem participando ao longo dos seus dez anos de existência.

 

Aproveitando a realização da 9ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto (ConfOA), no ISCTE-IUL, de 2 a 4 de outubro, em Lisboa, irá realizar-se a gravação dos vídeos nos dias

 

Assim, caso esteja interessado(a) em participar nesta iniciativa e contribuir para as comemorações do 10º aniversário RCAAP, agradecemos que manifeste o seu interesse e disponibilidade até ao próximo dia 24/09/2018 respondendo a esta mensagem e indicando o seu nome e instituição.

 

 

A hora e local das gravações serão posteriormente comunicadas a cada participante e cada testemunho deverá ter cerca de 2 minutos.

 

Com as várias iniciativas que estamos a organizar pretendemos que a comemoração seja da Comunidade para a Comunidade RCAAP.


Contamos com a vossa audácia, participação e boa disposição :) 

Serviço SARC disponibiliza versão 3.1.1 do OJS

Monday, 30 July 2018 10:49

No âmbito do Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC) do Projeto RCAAP foi disponibilizada a versão 3.1.1 do Open Journal Systems (OJS) em todas as revistas científicas que integram este serviço. Com esta versão o processo de configuração e gestão do processo editorial tornam-se bastante mais intuitivos e simplificados.

O OJS é uma solução de código aberto para gestão e publicação de revistas científicas desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), fornecendo a infraestrutura técnica não apenas para apresentação online de artigos, mas também todo o workflow inerente (submissão, revisão e publicação).

 Tem por objetivo reduzir o tempo das tarefas administrativas associadas à edição de uma revista, assim como disponibilizar qualidade à manutenção dos registos e eficiência aos processos editoriais, através de uma série de inovações que torna os processos mais transparentes e de melhor indexação.

 O software tem por base a arquitetura de plugins, semelhante a outros projetos disponíveis na comunidade, como por exemplo o WordPress, que permite que outras funcionalidades (COUNTER, Feeds de RSS, Registo de DOIs, Indexação no Google Scholar,...) sejam integrados sem que seja necessário proceder à alteração de todo o código principal.

 

Mais de 1 milhão de documentos agregados pelo portal RCAAP

Monday, 28 May 2018 09:46

No ano em que o Projeto RCAAP comemora o seu décimo aniversário, o Portal RCAAP agrega mais de 1 milhão de documentos de 129 recursos nacionais e um brasileiro.

O Portal é a componente central do Projeto Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal e tem como objetivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior e outras organizações de I&D. Desde 2010 passou a agregar os conteúdos científicos produzidos no Brasil disponibilizados a partir do agregador mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

O Portal constitui-se como um ponto único de pesquisa, localização e acesso a milhares de documentos de caráter científico e académico o que faz com que a relevância deste número só se torna possível devido à envolvência de toda a Comunidade. Justifica, certamente, o reconhecimento e visibilidade que o projeto RCAAP detém, contribuindo em larga escala para o incremento do Acesso Aberto em Portugal e no mundo.

Lançamos o desafio para que consultempartilhem e questionem ainda mais o projeto RCAAP.

Queremos uma Comunidade audaz!

CALL Serviço de Atribuição de Identificadores Persistentes DOI - Revistas Científicas

Monday, 14 May 2018 10:41

Período de manifestações de interesse e candidaturas


Informam-se todas as instituições do sistema científico e de ensino superior nacional que publicam revistas científicas que, de 14 de maio a 3 de junho de 2018, se encontra aberta a call para apresentação de candidaturas para a criação de contas de atribuição de identificadores persistentes a documentos científicos no Serviço de Atribuição de Identificadores Persistentes do RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal).


O Serviço de Atribuição de Identificadores Persistentes destina-se a ser utilizado, gratuitamente, por revistas científicas para atribuição de DOIs (Digital Object Identifier) a documentos produzidos no âmbito de investigação académica e científica. A adesão ao serviço consiste na atribuição de uma conta de acesso à plataforma da Agência de Registo DataCite com um prefixo específico associado e uma quota anual de DOIs para atribuir aos documentos publicados pela revista científica, dentro dos padrões definidos pelo serviço, assim como formação e serviço de apoio de primeira linha (helpdesk) à sua utilização.


A gestão da atribuição dos DOIs é da responsabilidade da revista associada à conta, para isso a equipa RCAAP fornece apoio inicial e formação básica para configuração de sistemas para  atribuição automática de DOIs.

As revistas científicas que estejam interessadas em obter o serviço DOI deverão, até ao dia 3 de junho de 2018, comunicar esse interesse preenchendo o formulário online abaixo indicado.


Da análise das manifestações de interesse resultará a seleção de 10 (dez) candidaturas para revista científica para passarem a integrar o Serviço de Atribuição de Identificadores Persistentes.

Condições de Elegibilidade para Revistas:


  • Integrar o portal RCAAP;
  • Cumprir com as condições de Agregação do Portal RCAAP;
  • Ter um eISSN (ou ISSN-L);
  • Possuir uma política Creative Commons;
  • Cumprir a periodicidade de publicação;
  • Efetuar revisão por pares dos artigos publicados;
  • Possuir um registo no DOAJ;
  • Possuir uma política de Depósito no Sherpa/Romeo;
  • Adoção do https://orcid.org/content/requiring-orcid-publication-workflows-open-letter num espaço de 12 meses

A seriação das revistas científicas para efeitos de seleção à prestação do serviço será realizada com base nos seguintes critérios:


  • Utilizem uma plataforma de gestão editorial Open Journal System (OJS);
  • Maior longevidade da publicação;
  • Maior número de artigos revistos por pares publicados nos últimos 3 anos.

Link do formulário de candidatura: https://goo.gl/forms/2AoSdrVoNzKlSFFE3