Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: menu principal (tecla de atalho 1); menu de acções RCAAP (tecla de atalho 2) e conteúdo principal (tecla de atalho 3).

News | RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal

Mais de 1 milhão de documentos agregados pelo portal RCAAP

Monday, 28 May 2018 09:46

No ano em que o Projeto RCAAP comemora o seu décimo aniversário, o Portal RCAAP agrega mais de 1 milhão de documentos de 129 recursos nacionais e um brasileiro.

O Portal é a componente central do Projeto Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal e tem como objetivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior e outras organizações de I&D. Desde 2010 passou a agregar os conteúdos científicos produzidos no Brasil disponibilizados a partir do agregador mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

O Portal constitui-se como um ponto único de pesquisa, localização e acesso a milhares de documentos de caráter científico e académico o que faz com que a relevância deste número só se torna possível devido à envolvência de toda a Comunidade. Justifica, certamente, o reconhecimento e visibilidade que o projeto RCAAP detém, contribuindo em larga escala para o incremento do Acesso Aberto em Portugal e no mundo.

Lançamos o desafio para que consultempartilhem e questionem ainda mais o projeto RCAAP.

Queremos uma Comunidade audaz!

CALL Serviço de Atribuição de Identificadores Persistentes DOI - Revistas Científicas

Monday, 14 May 2018 10:41

Período de manifestações de interesse e candidaturas


Informam-se todas as instituições do sistema científico e de ensino superior nacional que publicam revistas científicas que, de 14 de maio a 3 de junho de 2018, se encontra aberta a call para apresentação de candidaturas para a criação de contas de atribuição de identificadores persistentes a documentos científicos no Serviço de Atribuição de Identificadores Persistentes do RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal).


O Serviço de Atribuição de Identificadores Persistentes destina-se a ser utilizado, gratuitamente, por revistas científicas para atribuição de DOIs (Digital Object Identifier) a documentos produzidos no âmbito de investigação académica e científica. A adesão ao serviço consiste na atribuição de uma conta de acesso à plataforma da Agência de Registo DataCite com um prefixo específico associado e uma quota anual de DOIs para atribuir aos documentos publicados pela revista científica, dentro dos padrões definidos pelo serviço, assim como formação e serviço de apoio de primeira linha (helpdesk) à sua utilização.


A gestão da atribuição dos DOIs é da responsabilidade da revista associada à conta, para isso a equipa RCAAP fornece apoio inicial e formação básica para configuração de sistemas para  atribuição automática de DOIs.

As revistas científicas que estejam interessadas em obter o serviço DOI deverão, até ao dia 3 de junho de 2018, comunicar esse interesse preenchendo o formulário online abaixo indicado.


Da análise das manifestações de interesse resultará a seleção de 10 (dez) candidaturas para revista científica para passarem a integrar o Serviço de Atribuição de Identificadores Persistentes.

Condições de Elegibilidade para Revistas:


  • Integrar o portal RCAAP;
  • Cumprir com as condições de Agregação do Portal RCAAP;
  • Ter um eISSN (ou ISSN-L);
  • Possuir uma política Creative Commons;
  • Cumprir a periodicidade de publicação;
  • Efetuar revisão por pares dos artigos publicados;
  • Possuir um registo no DOAJ;
  • Possuir uma política de Depósito no Sherpa/Romeo;
  • Adoção do https://orcid.org/content/requiring-orcid-publication-workflows-open-letter num espaço de 12 meses

A seriação das revistas científicas para efeitos de seleção à prestação do serviço será realizada com base nos seguintes critérios:


  • Utilizem uma plataforma de gestão editorial Open Journal System (OJS);
  • Maior longevidade da publicação;
  • Maior número de artigos revistos por pares publicados nos últimos 3 anos.

Link do formulário de candidatura: https://goo.gl/forms/2AoSdrVoNzKlSFFE3

CALL Serviço de Atribuição de Identificadores Persistentes DOI - Instituições

Monday, 14 May 2018 10:40

Período de manifestações de interesse e candidaturas

Informam-se todas as instituições do sistema científico e de ensino superior nacional que, de 14 de maio a 3 de junho de 2018, se encontra aberta a call para apresentação de candidaturas para a criação de contas de atribuição de identificadores persistentes a documentos científicos no Serviço de Atribuição de Identificadores Persistentes do RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal).

O Serviço de Atribuição de Identificadores Persistentes destina-se a ser utilizado, gratuitamente, por qualquer das instituições do sistema científico e ensino superior para atribuição de DOIs (Digital Object Identifier) a documentos produzidos no âmbito de investigação académica e científica. A adesão ao serviço consiste na atribuição de uma conta de acesso à plataforma da Agência de Registo DataCite com prefixos específicos associados e uma quota anual de DOIs para atribuir aos documentos produzidos pela instituição, dentro dos padrões definidos pelo serviço, assim como formação e serviço de apoio de primeira linha (helpdesk) à sua utilização.

A gestão da atribuição dos DOIs é da responsabilidade da instituição associada à conta. A equipa RCAAP fornece apoio inicial e formação básica de configuração de sistemas para  atribuição automática ou atribuição manual de DOIs.

As instituições que estejam interessadas em obter o serviço DOI deverão, até ao dia 3 de junho de 2018, comunicar esse interesse preenchendo o formulário online abaixo indicado.

Da análise das manifestações de interesse resultará a seleção de 3 (três) instituições para passarem a integrar o Serviço de Atribuição de Identificadores Persistentes.

Serão considerados critérios de elegibilidade para as instituições:

  • a instituição tem recursos integrados no portal RCAAP;
  • os recursos existentes no portal RCAAP cumprem com as Condições de Agregação do Portal RCAAP;
  • os documentos a depositar são na maioria revistos por pares.

A seriação das instituições para efeitos de seleção à prestação do serviço será realizada com base nos seguintes critérios:

  • tenham maior percentagem de documentos sem erros no portal RCAAP;
  • tenham maior percentagem de documentos em acesso aberto;
  • tenham maior percentagem de teses registadas no RENATES (se aplicável).

Link para formulário de candidatura: https://goo.gl/forms/uEZT1REyiUahfwJp2

CALL no âmbito do 10ª Aniversário do Projeto RCAAP

Tuesday, 08 May 2018 13:11

Em 2018 o Projeto RCAAP comemora o seu décimo aniversário.

Das várias iniciativas destinadas a assinalar esta data, destaca-se o “Dia RCAAP”, um evento que decorrerá no dia 17 de dezembro de 2018 no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, que tem como objetivo reunir a comunidade para partilhar e refletir sobre o passado, presente e futuro do Projeto RCAAP.

Uma das sessões do evento, com o título provisório “Estórias da história do RCAAP”, pretende reunir pequenos relatos de membros da comunidade, sobre a importância e o impacto do RCAAP e dos seus serviços e ferramentas como o SARI, o SARC, o Kit de Políticas Open Access, entre outras, na sua instituição ou comunidade (por exemplo, em que medida tornou possível a criação ou consolidação de um repositório ou revista)  e/ou no seu percurso profissional pessoal.

Assim, caso esteja interessado(a) em participar ativamente nesta iniciativa, agradecemos que manifeste esse interesse e disponibilidade até ao próximo dia 21/05/2018 indicando:

  1. Participante: Nome e Instituição
  2. Que tema/estória se propõe apresentar?

Cada testemunho deverá ter 5 minutos.

Queremos que a comemoração seja da Comunidade para a Comunidade RCAAP.

Contamos com a vossa audácia!

ConfOA 2018: inscrições abertas

Wednesday, 02 May 2018 11:05

Encontram-se abertas as inscrições para a 9ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto que se irá realizar nos dias 2 e 3 de outubro (com workshops pós-conferência previstos para 4 de outubro), no campus do ISCTE-IUL, em Lisboa.

A Conferência tem por objetivo promover a partilha, discussão, produção e divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisa sobre o Acesso Aberto em todas as suas dimensões e perspetivas, servindo de catalisador à disseminação de políticas, pesquisa e desenvolvimento na área.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em: http://confoa.rcaap.pt/2018/

Outras informações relativas à 9ª ConfOA estão ou estarão brevemente disponíveis aqui.