Permissões

Ícone iDevice Permissões no Repositório

Para definir permissões no repositório, vá ao menu "Permissões" do painel de administração. Ao definir qualquer tipo de permissão no repositório deverá considerar os seguintes níveis disponíveis:

- Políticas de uma Comunidade

Permite definir permissões ao nível da comunidade. Clique no botão "Gerir políticas de uma comunidade" para seleccionar uma comunidade e alterar as definições.

- Políticas de uma colecção

Permite definir permissões ao nível da colecção. Clique no botão "Gerir políticas de uma colecção" para seleccionar uma colecção e alterar as suas definições. Ao seleccionar uma colecção, terá as mesmas opções que o tópico "Associar Grupo a Colecção".

É o tipo de políticas mais usadas uma vez que permite adicionar grupos com permissões de depósito. Além disso, a maior parte das permissões que necessitará de alterar será ao nível da colecção e algumas ainda ao nível do registo.

- Políticas de um Registo

Permite definir permissões ao nível do registo. Clique no botão "Gerir políticas de um registo" para seleccionar o registo e as suas definições. Para seleccionar o registo, deverá indicar o número do handle ou identificador interno do registo.

Pode encontrar o número do handle na página do registo, verificando o último número do endereço do seu browser: http://xxxx.rcaap.pt/1234567.8/256(neste caso o valor seria 256).

Para saber o identificador interno do registo deverá clicar em "Alterar" na página do registo e consultar a informação "ID interno do Registo:".

Com uma destas duas informações poderá localizar o registo.

Depois de encontrado o registo pode visualizar e alterar as políticas de um registo, poderá também alterar as políticas individuais dos seus componentes: bundles e bitstreams. O registo é o conjunto de elementos que descrevem um determinado documento, corresponde à página do registo no repositório. Além do registo em si, pode definir permissões específicas para os "bitstreams" (documentos físicos, os pdf's por exemplo).

- Gestão Avançada de Políticas

A gestão avançada de políticas permite-lhe, num só painel de administração, atribuir permissões às colecções. AS ALTERAÇÕES EFECTUADAS NESTE PAINEL SOBREPÕEM-SE ÀS EXISTENTES!

1º - Seleccione uma colecção

2º - Escolha o tipo de conteúdo ao qual pretende atribuir as permissões (pode ser registo ou bitstream (ficheiro))

3º - Escolha o grupo de utilizadores ao qual vai atribuir a permissão

4º - Defina o tipo de permissão a atribuir 


Formação de Administradores | Repositório de Acesso Aberto de Portugal
Promotores