Criar Grupos de Utilizadores

Ícone iDevice Conceito de Grupo de Utilizadores

O conceito de "grupo" no contexto dos repositórios institucionais prende-se com a necessidade de gerir um grande número de utilizadores registados, aos quais são dadas determinadas permissões. Dessa forma, os grupos de utilizadores partilham determinadas características que os unem, neste caso são os tipos de permissões.


Ícone iDevice Os Grupos no DSPACE

No sistema DSPACE, a criação de grupos de utilizadores é automaticamente efectuada quando cria uma nova comunidade, assim como o tipo de permissões para cada um dos grupos.

Por exemplo, quando cria uma comunidade, são automaticamente criados os seguintes grupos:

Cada acção possui um identificador (ID), um grupo associado (tal como na coluna Grupo) e uma acção.

As acções podem ser:

- READ (leitura),

- ADD (Adicionar/depositar),

- DEFAULT_BITSTREAM_READ (Leitura do ficheiro),

- DEFAULT_ITEM_READ (leitura do registo).

Estas permissões são associadas a cada colecção individualmente e podem existir outros tipos de permissões.

No caso do exemplo atrás, os utilizadores do grupo "Collection_4_SUBMIT" podem depositar documentos nessa colecção. As restantes acções são para o grupo "Anonymous". Neste caso qualquer utilizador que aceda ao seu repositório faz parte do grupo Anonymous, e poderá... ler os ficheiros, ler o registo, e ler qualquer registo que lhe seja associado.

Para editar/visualizar estas permissões siga os seguintes passos:

1º - Efectuar login com conta de administrador

2º - Clicar no menu "Comunidades e colecções" e seleccionar a colecção pretendida.

3º - Quando estiver na colecção pretendida, clique em "Alterar" no menu do lado superior direito.

4º - Clique em Editar no item "Permissões da colecção".

 


Ícone iDevice Os Grupos DSPACE

Em termos genéricos, o DSPACE precisa de dois grupos base:

- 0 - Anonymous

- 1 - Administrator

O Grupo Anonymous é associado por defeito a todas as colecções sem qualquer tipo de restrição. Assim, este grupo corresponde a qualquer utilizador que aceda ao repositório. Por norma, qualquer utilizador pode ver os documentos de uma colecção, excepto se definir alguma restrição nas permissões.

O Grupo dos Administradores é para aqueles utilizadores que podem aceder ao painel de administração. Pode adicionar mais administradores ao grupo, basta clicar em "Editar" na linha do grupo de Administradores e seleccionar novos utilizadores que terão permissões de administrador.

Os restantes grupos são criados automaticamente quando existem novas colecções. O DSPCE usa a seguinte estrutura para os nomes das colecções:

COLLECTION_(identificador da colecção)_(tipo de permissão)_(opcional »passo do workflow).

Sendo que na prática corresponde a, por exemplo:

COLLECTION_5_SUBMIT

Sendo assim, este grupo corresponde aos utilizadores com permissões para depositar (Submit) documentos na colecção com o identificador 5.

As colecções que adoptam workflows possuem ainda grupos para cada fase do processo de depósito. No exemplo, temos o grupo que corresponde aos utilizadores responsáveis pelo passo 3 da colecção 5.


Ícone iDevice Como saber o número (identificador) de uma colecção?
Existem várias formas de saber o número de uma colecção.

- Vá ao menu "Comunidades e Colecções" e ao passar o rato numa colecção, aparecerá o endereço no final do browser. O número é o último número do link:

Exemplo:

 

- Se clicar na colecção, o endereço da página da colecção indicará o identificador, neste caso seria:

http://xxxxxxxxxxxxxxx/boreas/handle/123456789/5 sendo o identificador da colecção o último número » 5.

- Se clicar no botão "Editar" na página da colecção, aparecerá também o identificador da colecção.

Exemplo:

 


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